HIGIENE MENTAL



Higiene mental

Saiba o que você precisa fazer para cuidar da mente e manter uma boa qualidade de vida

 

A própria Organização Mundial da Saúde (OMS) deixa claro: “A saúde mental é parte integrante da saúde; de ​​fato, não há saúde sem saúde mental”. A pandemia do COVID-19 também colocou à prova nosso bem-estar psicológico e só há uma maneira de preservá-lo: cuidando de nossa higiene mental. Abaixo explicamos como evitar comportamentos negativos, alcançar o equilíbrio emocional e melhorar nossa qualidade de vida.

 

Higiene mental

Uma boa higiene mental dá-nos equilíbrio, saúde e bem-estar no nosso dia-a-dia.

A crise do corona vírus foi um grande golpe para nossos espíritos e agora milhões de pessoas em todo o mundo estão mostrando sinais de estresse psicológico devido à luta contra o COVID-19. Em geral, estamos falando de ataques frequentes de ansiedade ou depressão resultantes do estresse por meio do confinamento, distanciamento social, medo de se infectar, situação econômica ou perda de entes queridos pela doença, de acordo com um relatório da ONU sobre os efeitos da pandemia sobre saúde mental.

 

O QUE É HIGIENE MENTAL OU PSICOLÓGICA?

As repercussões psicológicas desta emergência sanitária evidenciaram a necessidade de manter o bem-estar através da higiene mental. Essa prática médica, iniciada pelo psiquiatra americano Clifford Whittingham Beers em 1909, define o conjunto de práticas que permitem a uma pessoa gozar de saúde mental e estar em harmonia com seu ambiente sociocultural. Os comportamentos que abrange destinam-se a prevenir comportamentos negativos, proporcionar estabilidade emocional e melhorar a qualidade de vida.

 

Uma boa saúde mental nos permite aprender, raciocinar, interagir, produzir, enfrentar dificuldades e dar o melhor de nós, para citar alguns exemplos. É por isso que a ONU e a OMS alertam que seu declínio representa um grave problema social e econômico: depressão e ansiedade sozinhas produzem perdas anuais de mais de US$ 1 bilhão em nível global, enquanto graves problemas de saúde mental reduzem a expectativa de vida em 10 a 20 anos.

 

IMPORTÂNCIA DA HIGIENE MENTAL

Em um mundo com mais de 264 milhões de pessoas sofrendo de depressão e uma pandemia que ameaça uma explosão no número de casos, como a ONU alerta no relatório mencionado anteriormente, a saúde mental se tornou uma prioridade para os governos. A própria ONU considera imperativo fortalecer urgentemente os serviços de atendimento psicológico diante de números alarmantes vindos de países como os EUA, onde 45% da população presenciou uma deterioração em seu estado emocional devido ao corona vírus, segundo um estudo da Organização das Nações Unidas (ONU). Fundação da Família Kaiser (KFF).

 

Nestes tempos difíceis, a higiene mental é a chave para proteger os mais vulneráveis ​​da sociedade, como os jovens. No Reino Unido, um dos países mais afetados pela COVID-19, 32% dos adolescentes com problemas de saúde subjacentes foram afetados negativamente pela pandemia e 31% dos pais italianos e espanhóis dizem que seus filhos se sentem mais solitários devido ao isolamento medidas. Esses números não devem ser negligenciados, uma vez que o suicídio é a segunda principal causa de morte no mundo na faixa etária de 15 a 29 anos.

 

DICAS E HÁBITOS DE HIGIENE MENTAL

A higiene mental começa no indivíduo e todos nós precisamos cuidar de nossas emoções, como recomenda a OMS. Para isso, especialistas em saúde mental concordam com a necessidade de adotar uma série de hábitos para o auto cuidado emocional:

 

Cubra suas necessidades básicas

A primeira coisa que precisamos fazer para nos sentirmos bem é satisfazer nossas necessidades básicas, como comer e dormir adequadamente. Estes são fundamentais para o bem-estar psicológico e não devemos deixá-los escapar.

Cuide da sua autoestima e aprenda a confiar

Para desfrutar de uma boa higiene mental é importante que nos aceitemos como somos. Além de ter fé em nós mesmos, também é importante confiar nos outros.

Gerencie suas emoções e aprenda o autocontrole

Não se trata de bloquear nossos sentimentos ou deixá-los nos dominar, mas sim de saber identificá-los e interpretá-los e regular sua intensidade para responder adequadamente. É por isso que é fundamental para a inteligência emocional.

 

Gerenciar expectativas e definir objetivos concretos

Manter a motivação e ser perseverante é fundamental para nos superarmos, por isso precisamos traçar metas alcançáveis ​​para não desanimar. Não temos que abandonar nossos sonhos, mas precisamos gerenciar expectativas e realidade

Pense positivamente e fique atento às emoções negativas

Às vezes, somos atormentados por dúvidas e medos, mas sempre podemos combatê-los e limitar sua extensão por meio do pensamento positivo.

 

Aprenda a relaxar e lidar com as adversidades

O estresse é uma reação corporal natural muito útil para lidar com situações adversas. Mas pode ser muito prejudicial à saúde quando as coisas se acalmam e devemos aprender a desligar. Por exemplo, através de técnicas como mindfulness.

 

Alimente sua vida social e encontre apoio nos outros

Como seres humanos, somos sociáveis ​​por natureza e precisamos interagir com os outros para nos divertir e compartilhar nossas preocupações.

Pratique exercícios regularmente

O exercício regular ajuda não apenas a nos manter fisicamente aptos e melhorar nossa saúde, mas também a clarear nossas cabeças. Descansar um pouco depois do esporte também é importante.

 

Fonte:https://www.iberdrola.com/talent/mental-hygiene#:~:text=Good%20mental%20hygiene%20gives%20us,the%20fight%20against%20COVID%2D19.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Percepção Extra Sensorial

Ordem secretas: Os Rosa cruzes e seus símbolos

RABDOMANCIA, RADIESTESIA OU RADIOESTESIA