MITOLOGIA GREGA: ZEUS

Zeus, nasceu do casamento do deus Cronos e a deusa Réia; Cronos, por medo de perder o trono, influenciado por uma maldição da sua mãe Gaia, devorava todos os seus filhos.

Réia, cansada das atitude Cronos, quando do nascimento de Zeus, fez o marido engolir uma pedra enrolada do lugar do filho, em seguida o entregou a deusa Gaia, que entregou-o aos cuidados de uma (segundo algumas tradições), deusa teriomórfica chamada Amaltéia, que tinha forma de uma cabra, que o amamentou e o instruiu para, quando chegasse a hora de enfrentar o pai, ele usaria sua pele indestrutível e seus chifres.

Já pronto para enfrentar o pai, Amaltéia se entrega à morte, para que Zeus use sua pele e seus chifres no combate com o pai, Zeus então obriga Cronos a beber uma poção mágica, que então o faz vomitar os 4 irmãos de Zeus; Deméter, Poseidon, Héstia, Hades; Cronos vomitou também o Ciclopes, que entregou o raio a Zeus.

Zeus, Junto com seus irmãos, Poseidon e Hades destronaram Cronos. Zeus assumiu o poder, a partir de então dando início a uma outra linhagem de deuses.

Agradecido pelo sacrifício de Amaltéia, Zeus juntamente com os outros deuses a transformaram na constelação de capricórnio.

Zeus tinha temperamento extremamente contrastante, ao mesmo tempo que era amoroso, piedoso e complacente, ele também era implacavelmente vingativo quando confrontado.

Fazendo uma analogia com comportamento psicológico;

Cronos já se auto analisando como chegou ao trono, devido a uma trama traiçoeira com sua mãe Gaia contra seu pai Urano, e não querendo passar pela mesma situação, pois seu pai lhe rogou uma praga do tipo "assim como você me fez, assim se fará com você". Não pensou duas vezes começou a devorar todos os filhos. 

Zeus por seu lado criado sozinho pelos bosques, a poder de leite de cabra e mel, era alimentado também com ódio e o desejo de vingança, de sua mãe, sua avó e sua ama de leite, por ter que andar escondido, por não ter irmãos, e etc...

Ao tomar o lugar do pai, e se tornar o rei dos deuses ele naturalmente queria ser um pai que o seu pai não fora, mas ele fora treinado para um ato de vingança, mesmo tendo todo um lado paternalista, e amoroso, complacente com aqueles que amava, passou a aflorar também todo o seu lado cruel e implacável com aqueles que o confrontava.

Zeus foi fruto de um círculo vicioso, que continuou através dele. Quem de nós hoje não se vê morrendo de amores por aqueles que nos recebem sorrindo, e morrendo de raiva daqueles que nos criticam e tripudiam de nossos sonhos?



Referências:
http://eventosmitologiagrega.blogspot.com.br/2010/07/lenda-zeus.html
http://www.portuskale.org/temenos/temenoi/amalteia.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Percepção Extra Sensorial

Ordem secretas: Os Rosa cruzes e seus símbolos

REFLEXOLOGIA PODAL: AULA DE NOÇÕES BÁSICAS