Mudras: O poder da cura através da mãos.

Os Mudrás são um gestos simbólicos feito com as mãos, significando, literalmente, gesto, selo, senha ou chave. Provém da raiz mud, alegrar-se, gostar. Deve ser pronunciado sempre com o “a” tônico, e é palavra do gênero masculino (O Mudrá). Eles são usados no Yôga (um dos seis pontos de vista do hinduísmo) para penetrar em determinados setores do inconsciente coletivo, conectando o praticante às origens de sua linhagem de Yôga. Em alguns livros, aparece traduzido como símbolo, mas tal tradução não é correta, uma vez que símbolo, em sânscrito, corresponde à palavra Yantra. 




Gestos com a mão direita:

gesto da proteção

"Gesto de proteção"
(abhaya) Este gesto é também chamado de  "bênção" ou "mudra sem medo". Geralmente, esta posição é mostrada com as palmas das mãos (s) viradas para fora e os dedos estendidos para cima. O braço é elevado e levemente dobrados. Você pode encontrar abhayamudrâ às vezes também como um gesto da mão esquerda. Este mudra é característico de Buda Shakyamuni e Buda Dhyani amoghasiddhi.

Comumente usado para afastar sentimentos de medo e apego, envolvido com os exercícios de 3 a 5 minutos, os exercícios de visualização criativa ajuda a sobrepor o medo e apego, pela coragem e destemor.
Benefícios: Acalma a mente, reduz a ansiedade e conflito interior, remove o apego, harmoniza a mente nos níveis físico, mental e espiritual


Mudras:cura atraves das mãos

"Gesto do argumento"
(vitarka) Também chamado de "O gesto do Debate" ou "discussão" mudra. Neste gesto a ponta dos dedos polegar e indicador tocou formando um círculo. Todos os outros dedos são estendidos para cima. Este é o gesto místico do Taras e Bodhisattvas, muitas vezes usado para explicar os ensinamentos do Buda.O polegar representa a alma universal, e o indicador, a alma individual, que se unem para facilitar o estado interior de integração.Polegar e indicador unidos. Sua prática desenvolve paz mental, concentração. Ativa a memória e sentimentos espirituais. Cura a insônia e pensamentos dispersos. Dissipa tensão, depressão e sonolência.




 Resultado de imagem para gesto da iluminação
O gesto da Iluminação:
(Bhumisparsha) Este gesto é também chamado de mudra "tocar a terra" ou "chamar a terra para testemunhar" mudra. O braço direito pende sobre o joelho direito. A mão com a palma voltada para dentro e todos os dedos estendidos para baixo com o dedo que toca ao trono de lótus. A mão esquerda encontra-se no colo com a palma para cima. Este gesto simboliza Shakyamunis vitória sobre Mara. O Dhyani Buddha Akshobhya mostra a mesma Mudra. Benefícios: Exercitar a auto confiança, força interior para enfrentar dificuldades.

Analisando os gestos dos mudrás,  percebo muito relação com as técnicas de programação neurolinguistica e hipnose, o mudrás alia técnicas de meditação, onde envolve respiração, relaxamento, passando para visualização criativa, e terminando com o Mudrá, ou a âncora da programação neurolinguistica, ou a senha ou chave da hipnose, como já me utilizei das duas técnicas, programação neurolinguística e hipnose, posso perceber o quão poderosa pode ser os gestos do mudrás, para quem pode aliar as 3 técnicas então, se torna muito interessante aplicar os métodos entrelaçados e verificar os benefícios a seus consulentes.




Referências:
http://www.espiritualesuniversi.com/MUDRA-BHUMISPARSA-O-GESTO-DA-ILUMINACAO.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Mudra

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Percepção Extra Sensorial

Ordem secretas: Os Rosa cruzes e seus símbolos

REFLEXOLOGIA PODAL: AULA DE NOÇÕES BÁSICAS