Programação Neurolinguística na Solução de Problemas

programação neurolinguistica
PNL significa Programação Neurolingüística, um nome que abrange os três componentes mais influentes envolvidos em produzir experiência humana: a neurologia, a linguagem e programação. O sistema neurológico regula como funcionam os nossos corpos, a linguagem determina como podemos interagir e comunicar com outras pessoas e a nossa programação determina os tipos de modelos do mundo que criamos. Programação Neuro-Linguística descreve a dinâmica fundamental entre a mente (neuro) e a linguagem (linguística) e como sua interação afeta nosso corpo e comportamento (programação).

A PNL é uma escola de pensamento pragmático - uma "epistemologia" - que aborda os vários níveis envolvidos no ser humano. PNL é um processo multidimensional que envolve o desenvolvimento de competência comportamental e flexibilidade, mas também envolve o pensamento estratégico e uma compreensão dos processos mentais e cognitivos por trás do comportamento. A PNL fornece ferramentas e habilidades para o desenvolvimento de estados de excelência individual, mas também estabelece um sistema de fortalecimento de crenças e pressuposições sobre o que os seres humanos são, o que é a comunicação e o que é o processo de mudança. Em outro nível, a PNL é sobre autodescoberta, explorando identidade e missão. Ele também fornece uma estrutura para compreender e relacionar-se com a parte "espiritual" da experiência humana que chega além de nós como indivíduos para nossa família, comunidade e sistemas globais. PNL não é apenas sobre competência e excelência, trata-se de sabedoria e visão.

Em essência, toda a PNL se funda em duas pressuposições fundamentais:

PNL
1. O mapa não é o território. Como seres humanos, nunca podemos conhecer a realidade. Só podemos conhecer nossas percepções da realidade. Experimentamos e respondemos ao mundo que nos rodeia principalmente através dos nossos sistemas de representação sensorial. São os nossos mapas "neuro-lingüísticos" da realidade que determinam como nos comportamos e que damos sentido a esses comportamentos, não a própria realidade. Geralmente não é a realidade que nos limita ou nos capacita, mas sim nosso mapa da realidade.


2. A vida e a "mente" são processos sistêmicos. Os processos que ocorrem dentro de um ser humano e entre seres humanos e seu ambiente são sistêmicos. Nossos corpos, nossas sociedades e nosso universo formam uma ecologia de sistemas e sub-sistemas complexos, todos os quais interagem e se influenciam mutuamente. Não é possível isolar completamente qualquer parte do sistema do resto do sistema. Tais sistemas são baseados em certos princípios de "auto-organização" e procuram naturalmente estados ótimos de equilíbrio ou homeostase.Todos os modelos e técnicas de PNL são baseados na combinação destes dois princípios. No sistema de crenças da PNL, não é possível aos seres humanos conhecer a realidade objetiva. A sabedoria, a ética e a ecologia não derivam de ter um mapa "certo" ou "correto" do mundo, porque os seres humanos não seriam capazes de fazer um. Em vez disso, o objetivo é criar o mapa mais rico possível que respeite a natureza sistêmica e ecologia de nós mesmos e do mundo em que vivemos. As pessoas que são mais eficazes são aqueles que têm um mapa do mundo que lhes permite perceber o maior Número de escolhas e perspectivas disponíveis. A PNL é uma forma de enriquecer as escolhas que você tem e percebe como disponíveis no mundo ao seu redor. Excelência vem de ter muitas opções. A sabedoria vem de ter múltiplas perspectivas.

A programação neurolinguística surgiu na Universidade da Califórnia (EUA) no final dos anos 60 e início dos anos 70 com John Grinder e Richard Bandler. O foco original da PNL foi o estudo dos padrões fundamentais da linguagem e técnicas de três terapeutas renomados e bem-sucedidos Dr. Milton Erickson (hipnoterapia), Fritz Perls (gestalt) e Virginia Satir (terapia familiar sistêmica). Mais tarde, os padrões descobertos foram adaptados visando proporcionar uma capacidade pessoal de se comunicar de forma mais efetiva e também a realização de mudanças.
Apesar de sua popularidade, a PNL continua a causar controvérsia. Muitos trabalhos acadêmicos na última década basearam-se nos pressupostos da PNL e alguns usam este fato para defender a validade da PNL. Contudo, a inexistência de investigações imparciais e independentes faz com que o quadro não apresente alteração sob o prisma da Metodologia Científica. A PNL também tem sido criticada por não ter conseguido ainda estabelecer um órgão regulador e certificador que seja amplamente reconhecido a ponto de poder impor um padrão e um código de ética profissional.[3]. Seus criadores, ainda vivos, detêm os direitos sobre os conceitos e técnicas e licenciam aqueles que se submetem às suas diretrizes. Embora a regulação seja irrelevante no que diz respeito à alteração de seu status pseudocientífico, representaria um avanço no sentido de normatizar a classe.
Foi proposta em 1974 como um conjunto de modelos e princípios que descrevem a relação entre a mente (neuro) e a linguagem (linguística - verbal e não verbal) e como a sua interação pode ser organizada (programação) para afetar a mente, o corpo ou o comportamento do indivíduo. A partir de padrões linguísticos e comportamentais, Richard Bandler e John Grynder construíram modelos mentais que pudessem ser usados por outras pessoas. Os criadores da PNL então aplicaram tais modelos em seu próprio trabalho. Padrões que podem não ter estado disponíveis em quaisquer dos modelos anteriores podem agora ser construídos, a partir da representação formal que os criadores da PNL desenvolveram. Novas técnicas e modelos foram (e vão sendo) desenvolvidos.
Pessoas como Virginia Satir (terapeuta familiar), Milton Erickson (médico psiquiatra e hipnoterapeuta), Gregory Bateson (antropólogo especialista em cibernética) e Fritz Perls (pai da gestalterapia) tiveram resultados extraordinários com muitos dos seus pacientes.

Algumas  técnicas de PNL:


CIRCULO DE EXCELENCIA
O Círculo de excelência:

Esta é uma técnica que permite a você obter recursos, ou sensações positivas de confiança originados no passado e voltar a experimentá-los, transferindo-os de onde aconteceram em sua vida, para onde você realmente os quer.

Passos:

  1. Reviver a Confiança. Fique de pé e permita-se lembrar de uma época em que você se sentia muito, muitíssimo, confiante. Reviva esse momento, vendo o que você viu, ouvindo o que ouviu e sentindo o que sentiu.
  2. Círculo de Excelência. Sentido a confiança surgir em você, imagine um círculo no chão em torno dos seus pés. Coloque a cor que achar melhor neste círculo. Gostaria que ele tivesse também um som, uma música, um zunido suave ou qualquer elemento sonoro que possa sinalizar como o círculo é poderoso? Pois sinta-se livre para colocar a sonorização que desejar. Envolva-se inteiramente com este contexto de excelência e capacidade.
  3. Quando o estado de confiança estiver no auge, saia do círculo, ali deixando todas essas poderosas sensações que está experimentando. Quebre o estado, pense em alguma coisa longe dali ou veja as horas. Volte para o círculo. Observe se o estado de recursos plenos voltou a tomar conta de você. O círculo agora é uma extraordinária âncora de excelência. Se a ancoragem não ocorreu repita o processo desde o passo 1.
  4. Selecionar Pistas. Agora pense em uma época específica no seu futuro em que você vai precisar dessa mesma sensação de confiança. Veja e ouça o que estará ali momentos antes de precisar se sentir confiante. A pista pode ser a porta da sala do seu chefe, o telefone do seu escritório ou seu nome sendo apresentado antes de uma conferência.
  5. Fazer a Ligação. Assim que estas pistas estiverem claras na sua mente, entre de novo no círculo e torne a sentir aquela sensação. Imagine a mesma situação se desenrolando a sua volta no futuro, com os sentimentos de autoconfiança totalmente a sua disposição.
  6. Verificar os Resultados. Agora saia novamente do círculo, deixando ali as sensações de autoconfiança. Do lado de fora aguarde um pouco e pense de novo no que está para acontecer. Automaticamente voltará a sentir as sensações do círculo. Isto significa que você já está programado para o acontecimento futuro, podendo sentir-se melhor em relação a ele antes mesmo que aconteça. Quando chegar a hora, você vai se ver reagindo totalmente seguro e com a autoconfiança muito maior.


ANCORAGEM:


ANCORAGEM
Uma forma de alcançar objetivos ou superar determinados problemas estaria baseada neste conceito utilizado pela psicologia comportamental. Imaginemos uma situação que nos causa muita angústia e ansiedade como, por exemplo, falar em público. Uma forma de confrontar esta realidade seria “ancorar” um momento agradável, relaxante e positivo de nossa memória, e associá-lo por meio de técnicas de visualização e respiração, diante da “situação estressante”. Uma volta pela praia quando éramos crianças, um entardecer ao lado do nosso grande amor, uma música relaxante… tudo isso deve nos ajudar a “enfraquecer esse medo” e a reprogramar novas realidades, nas quais reine a harmonia.

Ponte ao Futuro
Estabelecer um objetivo claro e específico é o primeiro passo para torná-lo real. Preparar a mente para receber e lidar com as mudanças contribui significativamente para a aceleração do resultado.
Nesse contexto de condicionamento mental, uma das ferramentas mais utilizadas no Coaching é a ponte ao futuro. O objetivo é ajudar o coachee a induzir o estado favorável da mente por meio de uma ligação imagética do momento presente ao ponto desejado.
Essa técnica convida o coachee a visualizar a si mesmo evoluindo gradualmente até atingir seu objetivo final. Nesse sentido, a pessoa vivencia todas as sensações, emoções positivas e vitoriosas, gerando um estado de empoderamento e motivação para entrar em ação.


fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Programa%C3%A7%C3%A3o_neurolingu%C3%ADstica
http://golfinho.com.br/exercicios-e-tecnicas.htm
https://amenteemaravilhosa.com.br
http://www.ibccoaching.com.br









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Percepção Extra Sensorial

Ordem secretas: Os Rosa cruzes e seus símbolos

REFLEXOLOGIA PODAL: AULA DE NOÇÕES BÁSICAS