FIBROMIALGIA: COMO ADMINISTRAR ESSE PROBLEMA


Como os sintomas clássicos da fibromialgia - dores musculares e articulares generalizadas e fadiga - não são muito distintos, a condição é costumeiramente mal compreendida. Você pode não ter todos os sintomas e pode ter outros problemas médicos também.
Sintomas comuns e condições relacionadas:

  • Dor e pontos dolorosos.
  • Fadiga
  • Problemas do sono
  • Transtornos do Humor
  • Rigidez matinal
  • Inchaço e formigamento nas mãos e pés
  • Dores de cabeça
  • Síndrome do intestino irritável
  • Problemas urinários
  • Cólicas menstruais
  • Agonia nas pernas


Dor e pontos dolorosos
Quase todas as pessoas com fibromialgia sofrem pontos dolorosos. Pode se assemelhar a osteoartrite , bursite e tendinite , mas está em todo o corpo. Isso geralmente é o que faz você ir ver o seu médico ininterruptamente
A dor pode ser profunda, aguda, fraca, latejante ou dolorida. Você sente isso em seus músculos, tendões e ligamentos ao redor das articulações. Para algumas pessoas, a dor vem e vai. Pode viajar pelo seu corpo.
Você também pode ter pontos dolorosos - pontos específicos ao redor de suas articulações que machucam quando você os pressiona com um dedo. Se você pressionar um ponto sensível em uma pessoa sem fibromialgia, eles apenas sentirão pressão. Mas essa mesma pressão seria muito dolorosa para alguém com fibromialgia.
Esses pontos sensíveis estão em lugares previsíveis no corpo. Eles estão frequentemente sob a superfície da pele, não em áreas de dor profunda. É o tecido em torno dos músculos e articulações que dói, em vez das próprias articulações.

Fadiga
Um cansaço prolongado e sensação de esgotamento é outra grande queixa. As pessoas geralmente se sentem cansadas mesmo quando se sentem descansadas, como depois de uma boa noite de sono. Alguns dizem que é como ter gripe. Alguns o comparam a trabalhar longas horas e a perder muito sono. Outros sentem como se estivessem em atividade durante todo o tempo do repouso.

Você pode se sentir cansado demais para se exercitar ou mais cansado depois de um treino. Coisas simples, como fazer compras ou cozinhar, podem acabar com você. Começar um projeto como dobrar roupas ou passar roupas pode parecer um esforço demais. Você pode até perder o estímulo sexual.

Problemas do sono
A maioria das pessoas com fibromialgia tem dificuldade em dormir. Você pode adormecer, mas seu sono é leve e facilmente perturbado. Quando você se levanta de manhã, você está exausto e não é revigorado. Isso não ajuda o cansaço.

Testes realizados em laboratórios do sono mostram que pessoas com fibro são constantemente interrompidas por explosões de atividade cerebral semelhantes às que ocorrem no cérebro quando estão acordadas. Essas interrupções limitam quanto tempo você gasta em sono profundo, quando seu corpo se restaura e você se sente esgotado como resultado.

Transtornos do Humor
Até metade de todas as pessoas com fibromialgia têm depressão ou transtorno de ansiedade quando são diagnosticadas com fibromialgia
Lidar com estar cansado e com dor o tempo todo pode ser estressante. Você provavelmente se preocupa em acompanhar a vida e o que pode fazer para se sentir melhor. Você pode se tornar menos ativo e mais retraído, o que pode levar à depressão.
Também é possível que a ansiedade e a depressão possam realmente fazer parte da fibromialgia, como a dor.
As pessoas diagnosticadas com fibromialgia e depressão têm dificuldade com a concentração e a memória de curto prazo, o que torna difícil lembrar as coisas do dia-a-dia, como onde colocaram as chaves ou os planos que fizeram para o almoço de amanhã.

Rigidez matinal
A maioria das pessoas com fibromialgia sente que precisa "relaxar" depois de sair da cama antes de começar o dia. Os músculos e articulações das costas, braços e pernas ficam rígidos. Não é um rangido típico. É mais parecido com a rigidez que alguém com artrite reumatóide sente.

Embora algumas pessoas digam que dura apenas alguns minutos, a rigidez geralmente fica por mais de 15 a 20 minutos por dia. Às vezes dura horas e pode durar o dia todo.

Inchaço e formigamento nas mãos e pés
Embora a causa de dormência, formigamento e queimação não seja clara, muitas pessoas com fibro sentem-nas. Essas sensações, chamadas parestesia , tendem a acontecer aleatoriamente. Podem durar alguns minutos ou podem ser constantes.
Os sentimentos podem ser especialmente incômodos no período da manhã, juntamente com a rigidez matinal. Mas eles geralmente não atrapalham as coisas.
Dores de cabeça
Até 2 de 5 pessoas com fibro também têm enxaquecas ou dores de cabeça de tensão regularmente. Eles podem ser um resultado de dor no pescoço e parte superior das costas. Eles são freqüentemente causados ​​por músculos do pescoço apertados. Eles também podem ser causados ​​por pontos doloridos na parte de trás da cabeça e do pescoço.
Dores de cabeça podem tornar muito mais difícil para você viver com fibromialgia e gerenciar a doença.

Síndrome do intestino irritável
Cerca de dois terços das pessoas com fibromialgia costumam ter dor de barriga, gases e inchaço e têm vontade de vomitar. Eles também podem ter constipação e diarréia.
Muitos têm refluxo ácido ou doença do refluxo gastroesofágico ( DRGE ) também.
Problemas urinários
Sentindo o desejo de ir muito ao banheiro, doendo quando você faz, ou uma bexiga frouxa pode acontecer quando você tem fibromialgia.
Esses sintomas também podem ser causados ​​por doenças da bexiga e dos rins , como uma infecção.

Cólicas menstruais
As mulheres com fibromialgia podem ter cólicas menstruais incomumente dolorosas, muitas vezes por anos, juntamente com seus outros sintomas.

Agonia nas pernas.
Isso geralmente afeta seus pés e pernas abaixo dos joelhos. Pode doer, mas mais frequentemente parece que você precisa mover as pernas para tentar deixá-las confortáveis. É especialmente incômodo à noite porque pode impedi-lo de dormir.
Além dos tratamentos convencionais, a pessoa pode valer-se de terapias complementares, como Massoterapia, Hidroterapia, terapias corporais, Reiki, banhos termais, yoga, relaxamento, toque terapêutico, massagem energética, reflexoterapia, drenagem linfática, alimentação naturalista, entre outras.




8 técnicas que podem auxiliar no tratamento da fibromialgia



Principais sintomas da fibromialgia:


  • Problemas de memória e concentração
  • Dores de cabeça
  • Tontura 
  • Depressão
  • Distúrbios de Ansiedade
  • Alterações intestinais
  • Cansaço
  • Dores no corpo
  • Dormências e formigamentos
  • Sensibilidade ao toque e à compressão de pontos no corpo


Tratamentos padrões podem acertar até um determinado momento, e começar a serem ineficaz num outro momento

Os tratamentos padrões para a fibromialgia incluem analgésicos, antidepressivos e medicamentos anti-convulsivos. Estes podem ajudar a reduzir sintomas como dor, fadiga e insônia.

Para algumas pessoas, no entanto, esses medicamentos podem não fornecer a solução perfeita. Um relatório de pesquisa da Fundação Jesse e Julie Rasch afirmou que às vezes os tratamentos com medicamentos são ineficazes. Eles também podem causar efeitos colaterais que os tornam difíceis de manter.

Os autores concluíram que a melhor abordagem é combinar tratamentos medicamentosos com outros tipos de terapias não-medicamentosas ou “complementares”. Aqui está uma olhada em algumas das possibilidades.

1 - YOGA

Vários estudos sugerem que o yoga pode ajudar a aliviar os sintomas da fibromialgia. Pesquisadores da revista Pain relacionaram o yoga aos níveis mais baixos de dor relacionada à fibromialgia entre os participantes.

Outro estudo publicado no Journal of Pain Research encontrou resultados semelhantes. Mulheres com fibromialgia que fizeram uma aula de yoga de 75 minutos duas vezes por semana durante oito semanas relataram menos dor ao final do estudo. Eles também tinham níveis mais baixos do hormônio do estresse cortisol no sangue.

2 - Meditação

meditação pode mudar a forma como o cérebro processa os sinais de dor? O reumatologista australiano Dr. Daniel Lewis pensa assim. Ele sugere que a meditação pode mudar a maneira como o cérebro funciona, ajudando a melhorar os sintomas da fibromialgia.

Uma revisão de pesquisa publicada no Current Pain and Headache Reports também encontrou evidências de que ameditação pode aliviar a dor relacionada à fibromialgia. Pode ajudar a acalmar sua mente e aliviar seu corpo, promovendo descanso e relaxamento profundos. Por sua vez, isso pode ajudar seu corpo a se curar.

3 - Consumo de alimentos ricos em triptofano

As principais fontes alimentares de triptofano são as carnes magras, peixes (atum e salmão), leite e derivados, leguminosas (lentilha, feijão azuki), chocolate amargo, abacaxi, banana, kiwi, aveia, linhaça, quinoa, castanhas e semente de abóbora.

O triptofano, também conhecido como L triptofano, é um aminoácido essencial, não produzido pelo organismo e que deve ser obtido pela alimentação. Ele participa do crescimento normal e da síntese proteica, além de regular diversos mecanismos fisiológicos, sendo encontrado na corrente sanguínea ou em proteínas transportadoras.

Para que serve o triptofano?

O triptofano, junto com a niacina, vitamina B3 e magnésio, atua como precursor da serotonina, um neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar. Dessa forma, o triptofano tem influências indiretas sobre o comportamento alimentar, fadiga e sono, bem como o estímulo da insulina e do hormônio do crescimento.

4 - A S-adenosilmetionina

(SAMe) é uma molécula que o seu corpo produz naturalmente. Também está disponível como suplemento alimentar. Pode ajudar a aliviar alguns sintomas da fibromialgia, relatam pesquisadores em Reumatologia. Por exemplo, pode ajudar a aliviar a dor, a rigidez matinal e a fadiga. Os participantes da pesquisa também relataram alguns efeitos colaterais leves, como dor de estômago e tontura, portanto recomendado usar com orientação médica

5 – Acupuntura

A acupuntura é uma forma antiga de medicina tradicional chinesa. Agulhas muito finas são inseridas em sua pele em diferentes pontos do corpo. É usado para tratar várias condições.Um artigo publicado no Cochrane Database of Systematic Reviews sugere que pode ajudar a tratar a fibromialgia. Os autores revisaram nove estudos com um total de 395 participantes. Eles encontraram algumas evidências de que a acupuntura pode ajudar a melhorar a dor e a rigidez.

6 - Tai chi

Tai chi é uma antiga prática chinesa. Envolve mover seu corpo lentamente e suavemente através de uma série de poses. Mostrou algum potencial para sintomas de fibromialgia.

Um estudo relatado no New England Journal of Medicine encontrou resultados promissores. Os participantes com fibromialgia participaram de uma aula de tai chi de 60 minutos ou uma aula de alongamento e educação em bem-estar. Eles participaram dessas aulas duas vezes por semana durante 12 semanas. Aqueles que fizeram tai chi apresentaram melhoras em sua dor, qualidade do sono, depressão e qualidade de vida. Os benefícios ainda eram visíveis 24 semanas depois.

7 - Massoterapia e drenagem linfática manual

Massoterapia juntamente com drenagem linfática manual, é um tipo de tratamento alternativo. A drenagem ajuda a mover o fluido linfático pelo seu corpo. Seu sistema linfático ajuda a livrar seu corpo de resíduos e toxinas, enquanto que a massoterapia auxilia no equilíbrio de todo o sistema nervoso, muscular e articulações.

Em uma pesquisa publicada no Journal of Manipulative and Physiological Therapies, cientistas testaram a drenagem linfática manual em um grupo de mulheres com fibromialgia. Eles fizeram a frenagem cinco vezes por semana durante três semanas. Parecia ser mais eficaz do que a massagem regular para reduzir o cansaço matinal e a ansiedade. Porém tanto  a drenagem e a massoterapia foram ligados à dor reduzida e melhor qualidade de vida.

8 – Alimentação como remédio

Alimentação extremamente leve, livre de carnes vermelhas, alimentos industrializados, massas, biscoitos, doces, refrigerantes, bebidas estimulantes, infelizmente quando chegamos a um determinado estagio de um problema como fibromialgia, a alimentação é o remédio principal


Se os medicamentos padrões já não lhe dão o alívio necessário, converse com seu médico sobre terapias complementares. Massagem terapêutica, ioga, meditação ou outras opções podem ajudá-lo a se sentir melhor. Seu médico pode ajudá-lo a entender os possíveis benefícios e riscos de adicioná-los ao seu plano de tratamento.

Participe do encontro GRATUITO de cura holística em Jundiaí Todo primeiro sábado de cada mês

Terapeutas Holísticos aplicando Técnicas alternativas auxiliares para alivio das dores em geral:

TÉCNICAS APLICADAS: Massagem Sueca, Reflexoterapia, Drenagem Linfática, Massagem Energética, Reiki, Shiatsu, Sei Tai, Cristaloterapia, Cone Hindu, Deeksha, Radiestesia, Radiônica, Espondiloterapia, Captação psíquica parapsicológica, Cromoterapia, Aromaterapia, Acupuntura auricular, entre outros.

LOCAL: Jundiaí: Avenida Fernando Arens, 487  vila Arens, Jundiaí SP
DATA: Todo primeiro sábado do mês
ENTRADA: Gratuito ou contribuição simbólica qualquer valor

AGENDAR PRESENÇA ATRAVÉS DO WHATS: 
(11) 95717-7084

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Percepção Extra Sensorial

Ordem secretas: Os Rosa cruzes e seus símbolos

RABDOMANCIA, RADIESTESIA OU RADIOESTESIA