Visualização Criativa





Você pode acelerar o processo de cura do corpo usando sua mente.

Técnicas como imaginação guiada, auto hipnose e visualização criativa, não apenas ajudam os atletas a ter bom desempenho durante a competição, mas pesquisas continuam  a achar que é possível acelerar o processo de cura usando habilidades e técnicas mentais específicas e mantendo uma mentalidade positiva. Pesquisadores vêm estudando como a mente influencia a cura por décadas, e os resultados continuam a encontrar uma conexão genuína.

Uma análise qualitativa, do uso de imagens por atletas lesionados, concluiu que "a implementação de imagens ao lado de reabilitação física deve melhorar a experiência de reabilitação e, portanto, facilitar as taxas de recuperação de atletas lesionados".

Outro estudo analisou as diferenças em pessoas que curaram rapidamente e aquelas que curaram lentamente e encontraram algumas diferenças significativas. Aqueles que curaram mais rapidamente tinham as seguintes características:
Assumiu responsabilidade pessoal pelo seu processo de recuperação
Tinha alta motivação, desejo e determinação
Teve mais apoio social
Manteve uma atitude positiva
Imagens usadas com frequência e outras técnicas de visualização.
Esperava um retorno completo e bem sucedido ao esporte

O que é imagem?
Uma técnica específica que é freqüentemente usada na psicologia esportiva e na cura é chamada de imagética. Isso às vezes é chamado de imaginação guiada, ensaio mental ou auto-hipnose.
Estes são alguns  termos usados ​​para descrever técnicas específicas que usam todos os sentidos para criar imagens mentais, sentimentos e sensações relacionadas ao resultado desejado, como se estivesse acontecendo agora ou já tenha acontecido. Usando todos os seus sentidos para criar essa experiência autêntica de ter o resultado desejado, você mentalmente e fisicamente ensaia esse estado desejado.
Pesquisas sobre o uso de imagens por atletas lesionados, pacientes com câncer e pessoas submetidas à reabilitação física mostraram que o uso de imagens tem muitos resultados positivos, incluindo:
Sentimentos aumentados de controle
Taxa aumentada de cura
Capacidade aprimorada para lidar com a terapia
Maior motivação para participar do autocuidado
Humor melhorado
Melhor qualidade de vida
Diminuição da dor pós-operatória
Diminuição da ansiedade pós-operatória
Período de tempo reduzido no hospital
Quantidade reduzida de medicação para a dor tomada

Quando usar técnicas de imagens:
Há muitos usos de imagens ou auto-hipnose na medicina esportiva. Essas técnicas são úteis na recuperação de lesões, na redução da dor, no aprimoramento do desempenho esportivo e no gerenciamento geral do estresse. Existem possivelmente muitos outros usos que ainda não foram estudados.

Imagens para redução da dor
A idéia por trás do uso de imagens para redução da dor é construída sobre o princípio do relaxamento. Quando os músculos estão relaxados, eles mantêm menos tensão. Isso muitas vezes leva a reduções na experiência da dor. Técnicas de imaginação que muitas vezes ajudam a aumentar o relaxamento e reduzir a dor incluem imaginar a sensação de receber uma massagem, sentar em uma praia quente ou tomar um banho quente.
Algumas pessoas têm sucesso com imagens, imaginando a dor sendo liberada do corpo de uma forma visual, como respirar a cada exalação. Se você ensaia mentalmente experiências como essa em grande detalhe, você está usando imagens.
Imagens para curar
Assim como as pessoas usam imagens para reduzir a dor, os indivíduos relataram que técnicas semelhantes funcionam para promover a cura e a recuperação. Exemplos de imagens de cura incluem a imagem de um osso quebrado sendo colado de volta ou os músculos rasgados são tecidos juntos. Algumas pessoas usam cores quentes e curativas para promover uma sensação de calor em uma parte do corpo. Mesmo imagens bobas de força e poder encontradas nos quadrinhos foram usadas com sucesso para ajudar na cura

Meu testemunho em atendimentos em consultórios.
Há quase 20 anos atuando com terapias alternativas principalmente com foco em dores tanto físicas, emocionais, psíquicas ou espirituais, até hoje, testemunho situações em que, quando a pessoa já a caminho do consultório, mantém uma firme convicção que irá ter bons resultados, o seu corpo responde imediatamente às abordagens terapêuticas aplicadas, e as melhoras são significativamente rápidas.

Quando a pessoa, tem uma firme convicção, que vai procurar ajuda mais que nada vai ajudar, o corpo reluta em aceitar as abordagens terapêuticas, mesmo permitindo os procedimentos.
Quando a pessoa tem uma perspectiva extremamente negativa a respeito de muitas coisas, ou certos “pré” conceitos, o corpo reluta intensamente em melhorar.

Quando a pessoa é levada contra a vontade ou convencida a passar por abordagens terapêuticas, o corpo se fecha a qualquer procedimento, e mesmo que haja uma certa melhora, a recaída é praticamente certa e quase que imediata.

Quando a pessoa tem a atenção e mimos de todos ao seu redor, coisa que antes não acontecia, ou que ela não percebia, mas que, com o advento da doença, as pessoas se aproximaram mais, o medo ou desejo inconsciente de perder isso, também faz o corpo bloquear todo e qualquer abordagem terapêutica. (Disse medos ou desejos inconscientes).

Existe sempre a acusação de alguns, de que a pessoa não tem nada ou está fingindo, isso não é verdade, ela realmente tem e sofre com o problema, mas os ganhos “inconscientes” em ter a atenção de todos superam o desejo de melhorar.

Clovis Vasconcelos: Terapeuta Holistico

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Percepção Extra Sensorial

Ordem secretas: Os Rosa cruzes e seus símbolos

RABDOMANCIA, RADIESTESIA OU RADIOESTESIA