ERVA DE SÃO JOÃO

 



Erva de São João

Visão geral

A erva de São João (Hyperion perforatum) é um planta com flor nativa da Europa. Seu nome deve-se ao fato de que freqüentemente floresce no aniversário do bíblico João Batista.

 

As flores e folhas da erva de São João contêm ingredientes ativos como a hiperforia. A erva de São João está disponível como suplemento em chás, comprimidos, líquidos e preparações tópicas.

 

Erva de São João é utilizada para tratamento da depressão e os sintomas da menopausa.

 

Provas

Pesquisas sobre o uso de erva de São João para condições específicas mostram:

 

Depressão. Vários estudos apóiam o benefício terapêutico da erva de São João no tratamento da depressão leve a moderada. Na verdade, algumas pesquisas mostraram que o suplemento é tão eficaz quanto vários antidepressivos prescritos. Não está claro se é benéfico no tratamento da depressão grave. Como a erva de São João interage com muitos medicamentos, pode não ser uma escolha apropriada, principalmente se você tomar medicamentos controlados.

Sintomas da menopausa. Algumas evidências sugerem que tomar a erva de São João sozinha ou em combinação com cohosh preto ou outras ervas pode reduzir os sintomas da menopausa, como ondas de calor.

Transtorno de sintomas somáticos. Alguns estudos indicam que a erva de São João pode ser benéfica para o tratamento desta condição que causa ansiedade severa em relação aos sintomas físicos, como dor, fraqueza ou falta de ar.

Nossa opinião

Luz amarela: cuidado

Cuidado

A erva de São João pode ser eficaz no tratamento da depressão leve a moderada. No entanto, o suplemento interage com muitos medicamentos e pode causar efeitos colaterais graves. Consulte seu médico antes de tomar a erva de São João se você tomar qualquer outro medicamento.

 

Segurança e efeitos colaterais

Quando tomado por via oral por até 12 semanas em doses apropriadas, a erva de São João é geralmente considerada segura. No entanto, pode causar:

 

Agitação e ansiedade

Tontura

Diarréia, prisão de ventre e desconforto estomacal

Boca seca

Outros efeitos colaterais podem incluir:

 

Fadiga e insônia

Dor de cabeça

Maior sensibilidade à luz do sol (fotossensibilidade)

Não há informações suficientes sobre a segurança do uso de erva de São João topicamente.

 

Não use erva de São João durante a gravidez ou amamentação.

 

Interações

A lista abaixo inclui algumas interações reconhecidas. No entanto, outras drogas também podem interagir com a erva de São João. Verifique com seu médico antes de usar a erva de São João em combinação com qualquer outro medicamento, especialmente medicamentos prescritos.

 

Alprazolam (Xanax). Tomar a erva de São João com este medicamento usado para aliviar os sintomas de ansiedade pode diminuir o efeito do medicamento.

Antidepressivos. Tomar a erva de São João com antidepressivos pode aumentar o risco de acúmulo de altos níveis de serotonina no corpo. Excesso de serotonina pode causar efeitos colaterais leves a graves. Tomar este suplemento e um antidepressivo requer a supervisão de um médico.

Barbitúricos. Tomar a erva de São João com um medicamento que atua como um depressor do sistema nervoso central (barbitúrico) pode diminuir o tempo de sono induzido pelo barbitúrico.

Bupropiona (Wellbutrin SR, Forfivo XL). Tomar a erva de São João com este antidepressivo pode diminuir o efeito do medicamento.

Certos medicamentos de quimioterapia. Tomar a erva de São João com irinotecano (Camptosar, Onivyde), docetaxel (Taxotere) ou imatinibe (Glivec) pode reduzir os efeitos do medicamento quimioterápico.

Certos medicamentos imunossupressores. Tomar a erva de São João com tacrolimus (Prograf, Astagraf XL, outros) ou ciclosporina (Neoral, Sandimmune, outros) pode diminuir o efeito do medicamento.

Certas estatinas. Tomar a erva de São João com sinvastatina (Zocor, Flolipid) pode reduzir a eficácia do medicamento.

Medicamentos anticoncepcionais. O uso de erva de São João com drogas anticoncepcionais pode resultar em sangramento superficial, sangramento irregular ou gravidez não planejada. Uma forma adicional ou alternativa de controle de natalidade pode ser necessária.

Substratos do citocromo P450 1A2 (CYP1A2), citocromo P450 2B6 (CYP2B6), citocromo P450 2C19 (CYP2C19) e citocromo P450 2C9 (CYP2C9) e citocromo P450 3A4 (CYP3A4). Não tome erva de São João se estiver tomando um medicamento afetado por essas enzimas.

Dextrometorfano. Tomar a erva de São João com este supressor da tosse pode aumentar o risco de acumulação de níveis elevados de serotonina no corpo.

Digoxin (Lanoxin). Tomar a erva de São João com este medicamento para o coração pode reduzir o efeito do medicamento.

Fexofenadina (Allegra Alergia). Tomar a erva de São João com este anti-histamínico pode causar acúmulo excessivo da droga em seu corpo, piorando os efeitos colaterais usuais.

Cetamina (Ketalar). Tomar a erva de São João com cetamina pode reduzir o efeito anestésico da droga.

Narcóticos. Não tome a erva de São João com metadona (metadose). Tomar a erva de São João com certos narcóticos pode reduzir a eficácia do medicamento. A combinação do suplemento com narcóticos também pode aumentar o tempo de sono induzido por narcóticos e os efeitos analgésicos.

Inibidores da transcriptase reversa não nucleosídeos. Tomar a erva de São João com um desses medicamentos anti-HIV pode reduzir o efeito do medicamento.

Omeprazol (Prilosec). Não tome a erva de São João com este medicamento usado para tratar azia persistente. O suplemento pode reduzir a eficácia do medicamento.

Phenytoin (Dilantin, Phenytek). Tomar a erva de São João com este anticonvulsivante pode resultar na perda de controle das convulsões.

Drogas fotossensibilizantes. Tomar a erva de São João com um medicamento que aumenta a sensibilidade à luz solar pode aumentar o risco de uma reação.

Inibidores de protease. Tomar a erva de São João com este tipo de medicamento antiviral pode reduzir a eficácia do medicamento.

Triptanos. Não tome a erva de São João com esses medicamentos usados ​​para tratar enxaquecas. O suplemento pode aumentar o risco de acúmulo de altos níveis de serotonina no corpo. Excesso de serotonina pode causar efeitos colaterais leves a graves.

Voriconazol. Tomar a erva de São João com este medicamento antifúngico pode reduzir a eficácia do medicamento.

Varfarina (Jantoven). Tomar a erva de São João com este medicamento para reduzir a coagulação do sangue pode diminuir o efeito do medicamento

 

FONTE:

Equipe da Mayo Clinic: https://www.mayoclinic.org/drugs-supplements-st-johns-wort/art-20362212

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Percepção Extra Sensorial

Ordem secretas: Os Rosa cruzes e seus símbolos

REFLEXOLOGIA PODAL: AULA DE NOÇÕES BÁSICAS