Terapias Complementares x Terapias com Remédios

 

A diferença entre o tratamento com remédios e o tratamento com terapias complementares reside nas abordagens utilizadas para tratar condições de saúde ou problemas específicos.

 

Natureza dos tratamentos:

Tratamento com remédios: Envolve a administração de medicamentos, que podem ser compostos químicos sintéticos ou derivados de plantas, minerais ou outros recursos naturais. Os medicamentos são geralmente desenvolvidos e testados cientificamente para tratar doenças ou aliviar sintomas específicos.

 

Tratamento com terapiascomplementares: Refere-se a uma ampla gama de práticas terapêuticas que não são consideradas parte da medicina convencional. Essas terapias complementares podem incluir técnicas baseadas em medicina tradicional, como acupuntura, fitoterapia, medicina holística, massagem terapêutica, meditação, yoga, reiki, entre outras.

 

Fundamentação científica:

Tratamento com remédios: Geralmente, os medicamentos são desenvolvidos após rigorosos ensaios clínicos e pesquisas científicas para garantir sua eficácia e segurança. Eles são prescritos por médicos ou profissionais de saúde licenciados com base em evidências científicas.

 

Tratamento com terapias complementares: Nem todas as terapias complementares têm o mesmo nível de base científica. Algumas delas têm evidências limitadas ou inconclusivas, e outras podem ser baseadas mais em práticas tradicionais e experiências anedóticas. No entanto, algumas terapias complementares têm sido objeto de pesquisas científicas e podem ser recomendadas por profissionais de saúde, mas geralmente são usadas em conjunto com a medicina convencional, não como substituto.

 

Abordagem para a saúde:

Tratamento com remédios: O foco está no uso de medicamentos que visam combater ou gerenciar doenças específicas, aliviar sintomas ou promover a cura. Os medicamentos podem agir diretamente sobre os processos biológicos do corpo ou modular as respostas do sistema imunológico, por exemplo.

 

Tratamento com terapias complementares: Muitas terapias complementares enfatizam a abordagem holística para a saúde, considerando a pessoa como um todo - mente, corpo e espírito. Elas podem se concentrar na promoção do equilíbrio, relaxamento, alívio do estresse, melhoria da energia vital, entre outros objetivos terapêuticos.

 

Reconhecimento e uso:

Tratamento com remédios: Os medicamentos são amplamente reconhecidos e utilizados pela comunidade médica e são uma parte fundamental dos sistemas de saúde em todo o mundo.

 

Tratamento com terapias complementares: A aceitação e o reconhecimento das terapias complementares podem variar de país para país e até mesmo entre diferentes profissionais de saúde. Algumas terapias complementares são integradas a hospitais e práticas médicas, enquanto outras são mais comumente praticadas por terapeutas alternativos e profissionais especializados.

 

É essencial que qualquer tratamento, seja com remédios ou terapias complementares, seja realizado com cautela e sob a supervisão de profissionais qualificados, especialmente no que diz respeito à saúde física e mental. Em alguns casos, a combinação de ambas as abordagens pode ser recomendada para proporcionar uma abordagem mais abrangente ao cuidado da saúde.


Artigo na mídia: https://www.estadao.com.br/emais/bem-estar/terapias-complementares-podem-ser-mais-beneficas-do-que-remedio/

Redes sociais: 

https://comunidademetafisica.com.br

instagram.com/comunidademetafisica

facebook.com/comunidademetafisica









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Percepção Extra Sensorial

Ordem secretas: Os Rosa cruzes e seus símbolos

REFLEXOLOGIA PODAL: AULA DE NOÇÕES BÁSICAS