Ocultismo: Hermetismo

hermes trimegistro
Essencialmente, o Hermetismo é a filosofia antiga, a teoria e prática dos segredos internos do homem, natureza e espírito.
Hermes Trismegisto, o seu lendário fundador, tem sido chamado o criador da escrita, as ciências e artes, bem como o patrono dos ensinamentos esotéricos e magia. Ele tem sido equacionado como um e o mesmo que Tehuti, Thoth, Enoque e Idris, entre muitos outros mestres espirituais, na aurora da história humana.
Ensinamentos herméticos foram transmitidos através de uma longa linhagem de mestres e professores ao longo dos tempos. Ele é a sobrevivência ao longo dos tempos foi realizada por meio de guardiães dos sagrados mistérios. Esses tutores têm surgido ao longo do tempo a revelar fragmentos preciosos desses ensinamentos intemporais. 
O hermetismo, é uma tradição religiosa, filosófica e esotérica baseada principalmente em escritos atribuídos a Hermes Trismegisto ( "Três Vezes Grande"). Estes escritos tem influenciado a tradição esotérica ocidental e foram considerada de grande importância tanto durante o Renascimento e a Reforma . A tradição afirma descender de uma prisca theologia , uma doutrina que afirma a existência de uma única verdade, a teologia que está presente em todas as religiões e que era dada por Deus ao homem na antiguidade .

Muitos escritores, incluindo Lactantius , Cipriano de Cartago , Agostinho , Marsilio Ficino , Giovanni  Pico della Mirandola , Giordano Bruno , Campanella , Sir Thomas Browne , e Ralph Waldo Emerson , consideravam  Hermes Trismegisto  um profeta pagão ,sábio que previu a chegada do cristianismo. São Tomás de Aquino informou que Trismegisto chegou a algo parecido com a doutrina da Trindade .

Um relato de como Hermes Trismegisto recebeu o nome de "Três Vezes Grande" é derivado do The Emerald Tablet (A tábua de esmeralda) de Hermes Trismegisto , em que se afirma que ele conhecia as três partes da sabedoria de todo o universo.  As três partes do sabedoria  são a alquimia , astrologia e teurgia .

O Poimandres , a partir do qual o mago renascentista Marsilio Ficino formou sua opinião, afirma que "Eles o chamavam de Trismegisto, porque ele foi o maior filósofo e o maior sacerdote eo maior rei." O Suda (século 10) afirma que "Ele foi chamado Trismegisto por conta de seu louvor da Trindade ,  e seus ensinamentos sobre a doutrina da trindade.


Grande parte da importância de hermetismo surge a partir da sua ligação com o desenvolvimento da ciência durante o tempo 1300-1600 AD. O destaque que deu à idéia de influenciar ou controlar a natureza levou muitos cientistas a olhar para a magia e suas artes aliadas (por exemplo, a alquimia, astrologia), que, pensava-se, poderia colocar  a natureza à prova.


“Os lábios da sabedoria estão fechados, exceto aos ouvidos do entendimento.” – O Caibalion
Nos primeiros tempos existiu uma compilação de certas Doutrinas básicas do Hermetismo, transmitida de mestre a discípulo, a qual era conhecida sob o nome de “Caibalion”. A palavra “Caibalion”, na linguagem secreta significa tradição ou preceito manifestado por um ente de cima.
Esta palavra tem a mesma raiz que a palavra Cabala, vida ou entre manifestado, com o acréscimo do “íon” ou “eon” dos gnósticos. Este ensinamento é, contudo, conhecido por vários homens a quem foi transmitido dos lábios aos ouvidos, desde muitos séculos.
Estes preceitos nunca foram escritos ou impressos até chegarem ao nosso conhecimento, sendo uma coleção de máximas, preceitos e axiomas, não inteligíveis aos profanos, mas que eram prontamente entendidos pelos estudantes do hermetismo.
Do velho Egito saíram os preceitos fundamentais esotéricos e ocultos que tão fortemente tem influenciado as filosofias de todas as raças, nações e povos, por vários milhares de anos. O Egito, a terra das Pirâmides e da Esfinge, foi a pátria da Sabedoria secreta e dos Ensinamentos místicos. Todas as nações receberam dele a Doutrina secreta.
No antigo Egito viveram os grandes Adeptos e Mestres que nunca mais foram superados, e raras vezes foram igualados, nos séculos que se passaram desde o tempo do grande Hermes, que entre os Grandes Mestres do antigo Egito era conhecido como o Mestre dos Mestres, que foi o pai da Ciência Oculta, o fundador da Astrologia e o descobridor da Alquimia.
Supõe-se que Hermes viveu pelo ano 2.700 a.C., quando o Egito já estava sob o domínio dos Reis Pastores. Em todos os países antigos, o nome de Hermes Trismegisto foi reverenciado, sendo esse nome considerado como sinônimo de “Fonte de Sabedoria”.
“Os Princípios da Verdade são Sete; aquele que os conhece perfeitamente, possui a Chave Mágica com a qual todas as Portas do Templo podem ser abertas completamente.” – O Caibalion

Referências:
https://books.google.com.brhttps://books.google.com.br/books
http://www.ocultura.org.br/index.php/Hermetismo
http://somostodosum.ig.com.br/conteudo/c.asp?id=01087





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Percepção Extra Sensorial

Ordem secretas: Os Rosa cruzes e seus símbolos

REFLEXOLOGIA PODAL: AULA DE NOÇÕES BÁSICAS