OCULTISMO


olho de horus
Ocultismo é o estudo da sabedoria oculta ou oculto (para o ocultista, é o estudo da "Verdade", uma verdade mais profunda que existe abaixo da superfície). Pode envolver temas como magia , astrologia , espiritismo , a percepção extra-sensorial e numerologia. Muitas vezes existe um forte elemento religioso para esses estudos e crenças, e muitos ocultistas professam a adesão a religiões como o Gnosticismo, Hermetismo, satanismo, Luciferianismo, Thelema e Neopaganismo .

No entanto, a palavra "oculto" é um tanto genérica em que quase tudo o que não é reivindicada por nenhuma das grandes religiões pode ser considerado ocultismo. Algumas denominações religiosas ver o oculto como sendo qualquer coisa sobrenatural ou paranormal que não é vindo de Deus e, portanto, é considerado o trabalho de uma entidade adversária e malévola, de modo que a palavra tem conotações negativas para muitas pessoas. Ele passou a ser popularmente usada para significar "o conhecimento do paranormal" (em oposição a ciência ou o conhecimento do mensurável), ou "conhecimento significativo apenas para certas pessoas" ou "conhecimento que devem ser mantidos escondidos".

Ele também se tornou popularmente associado com o satanismo , magia negra e adivinhação práticas como necromancia, e também de uma forma geral, com o misticismo e esoterismo . com a proliferação de teorias de conspiração, surgem várias teorias especulativas sobre ocultismo nazista (a ideia de que os nazistas foram dirigidos por agências ocultas de algum tipo, as forças do mal, hierarquias invisíveis, superiores desconhecidas, sociedades secretas ou mesmo Satanás diretamente ) também se tornaram parte da cultura popular.

A visão direta, ou a percepção extrasensorial, o oculto não consiste de acesso a fatos fisicamente mensuráveis, mas chega-se através da mente ou do espírito, exigindo algum elemento de formação mental, psicológica ou espiritual. Isso muitas vezes faz uso de uma "âncora", que pode ser um objecto físico, uma ação ritualística (por exemplo meditação ou canto), indução hipnótica, bebidas psicoativas, (exemplo; Ayahuasca, Peyote, Rapé, etc)

ocultismo
O hexagrama unicursal é um dos símbolos comuns de Thelema moderno
O hexagrama unicursal é um dos símbolos comuns de Thelema moderno https://es.wikipedia.org/wiki/Hexagrama_unicursal
Depois de séculos de repressão por parte da religião cristã dominante, o estudo do ocultismo teve um breve renascimento de 15 a 17 séculos, embora este foi amplamente interrompida pela ascensão da ciência empírica no século 17. No entanto, no final do século 18, o movimento romântico marcou o início de um novo renascimento do ocultismo e ocidental esoterismo na Europa como uma reação ao iluminismo racionalista. O moderno renascimento do ocultismo alemão no final do século 19 e início do 20 (incluindo Ariosofia , Armanismo e Antroposofia) e da popularidade de Teosofia e Espiritualismo forneceu uma força motriz por trás do renovado ocultismo.


ocultismo
No início do século 20, o Inglês ocultista Aleister Crowley desenvolveu sua Thelema, uma religião ou filosofia de vida baseada no Estado "Faze o que tu queres há de ser tudo da Lei", que ele pegou emprestado do século 16 do escritor francês François Rabelais. Crowley afirmou ter recebido o "Livro da Lei" de uma entidade chamada Aiwass em 1904. seu sistema inclui idéias de ocultismo, yoga oriental e ocidental do misticismo , e chama seus principais deuses e deusas da religião egípcia antiga, incluindo Nuit (a Grande Mãe, a melhor fonte de todas as coisas, o céu noturno arqueado sobre a Terra), Hadit (o infinitamente pequeno complemento e consorte de Nuit) e Ra-Hoor-Khuit (a manifestação de Horus, associado com o Sol e as energias mágicas ativas). A magia (ou "magia") de Thelema é um sistema de disciplina para o treinamento físico, mental e espiritual.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Percepção Extra Sensorial

Ordem secretas: Os Rosa cruzes e seus símbolos

REFLEXOLOGIA PODAL: AULA DE NOÇÕES BÁSICAS