Esoterismo

esoterismo
Esoterismo ocidental, é um termo acadêmico para uma ampla gama de idéias e movimentos não convencionais vagamente relacionados que se desenvolveram dentro da sociedade ocidental . Eles são em grande parte distinta da religião ortodoxa judaico-cristã e do iluminismo e racionalismo . Um campo transdisciplinar, esoterismo permeou várias formas de filosofias ocidentais, religião, pseudociência, arte, literatura e música, continuando a infectar idéias intelectuais e da cultura popular.
A ideia de que uma ampla gama de tradições e filosofias ocidentais poderiam ser categorizados em conjunto sob a rubrica que hoje denominamos "esoterismo", desenvolvido na Europa no final do século XVII. A definição precisa do esoterismo ocidental tem sido debatida por vários acadêmicos, com um número de diferentes opções propostas. Um modelo acadêmico adota a sua definição de "esoterismo" de certas escolas Esotericas que julgavam-se, tratando "esoterismo" como um perenialista oculto, tradição interior. A segunda perspectiva defende que é uma categoria que engloba visões de mundo que procuram abraçar uma visão de mundo 'encantado' em face do aumento de-encantamento. Uma terceira visão, proposta por Wouter Hanegraaff , vê esoterismo ocidental como uma categoria que engloba todos os "conhecimentos rejeitados" da cultura ocidental que não é aceito nem pela comunidade científica nem as autoridades religiosas ortodoxas.
As primeiras tradições para depois ser rotulado como formas de esoterismo ocidental surgiu no Mediterrâneo Oriental durante a Antiguidade Tardia , onde hermetismo , gnosticismo e neoplatonismo desenvolvido como escolas de pensamento distinto do cristianismo. Na Europa renascentista, o interesse em muitas destas ideias aumentaram, com vários intelectuais que procuravam combinar "filosofias pagãs" como a Cabala e da filosofia cristã, resultando no surgimento de movimentos esotéricos como a teosofia . O século 17 viu o desenvolvimento das sociedades iniciáticas que professavam o conhecimento esotérico, como Rosacrucianismo e Maçonaria , enquanto  que o  século 18 levou ao desenvolvimento de novas formas de pensamentos esotéricos. O século 19 viu o surgimento de novas tendências do pensamento esotérico que têm vindo a ser conhecido como o ocultismo . Grupos proeminentes deste século incluiu a Sociedade Teosófica e a Ordem Hermética da Golden Dawn , o que influenciou o desenvolvimento de Thelema .Paganismo moderno também desenvolvido dentro do ocultismo, e inclui movimentos religiosos, tais como Wicca . Estas Idéias esotéricas permearam a contracultura dos anos 1960 e tendências culturais mais tarde, a partir do qual surgiu o movimento da nova era na década de 1970.
Embora a ideia de que estes movimentos variáveis ​​poderiam ser categorizados em conjunto sob a rubrica de "esoterismo ocidental" desenvolvido no final do século 18, essas correntes esotéricas foram amplamente ignoradas como um objecto de investigação acadêmica. O estudo acadêmico do esoterismo ocidental único surgiu no final do século 20, foi pioneiro por estudiosos como Frances Yates e Faivre. Existem hoje vários pares de revistas, cadeiras universitárias e sociedades acadêmicas dedicadas a este campo. Idéias esotéricas entretanto também exercem sua influência na cultura popular , aparecendo em arte, literatura, cinema e música.
Esoterismo é o nome genérico que evidencia um conjunto de tradições e interpretações filosóficas das doutrinas e religiões - ou mesmo das Fraternidades Iniciáticas - que buscam transmitir um rol acerca de determinados assuntos que diz respeito a natureza da vida que estão sutilmente ocultas. Um sentido popular do termo é da percepção de que transmitem um conhecimento enigmático ou incomum, sempre com vetor oculto. Segundo alguns, o esoterismo é o termo para as doutrinas cujos princípios e conhecimentos não podem ou não devem ser "vulgarizados", sendo comunicados a um restrito número de partidários adeptos. Tais escolhas de partidários acontecem da instituição (de caráter esotérico) para indivíduo ou do indivíduo - ao manifestar interesse - para a instituição esotérica, não havendo, à rigor, um âmbito de secreto, mas de ritos tradicionais e burocracias internas que acontecem tanto de forma discreta e privada quanto aberta, pois a filiação não está à margem de qualquer lei. No entanto, é possível entrar em contato com o esoterismo por conta própria, isto é, desvinculado de qualquer instituição. Encontra-se esse tipo de conhecimento em leituras; e costumeiramente as bibliotecas e livrarias oferecem esta especificidade e gênero deste acervo.
No tempo presente, com a despreocupação da sociedade para com arregimentação de conceitos variados, o esoterismo, enquanto característica sobre assuntos das coisas ocultas, tem adquirido uma deturpação na conexão com o misticismo. Não são, naturalmente, sinônimos, uma vez que o esoterismo contém variadas correntes ocultistas, ciências ocultas e mesmo correntes místicas dentro de seu rol. Logo não são, à rigor, a mesma coisa; o misticismo desce do plano do esoterismo (que é um termo genérico), e tem a sua especificidade, onde se apresenta, costumeiramente, como práticas do ensinamento místico que conduz à experiência empírica para comprovações fenomenológicas pessoais do que fora estudado pelos seus adeptos. O considerado 'místico', como se reconhecem, tem um propósito à alcançar e não se limita aos estudos. Portanto, temos que esoterismo é o termo que afunila e comporta toda e qualquer ciência oculta.
Em suma, esoterismo evidencia a característica do conhecimento "das verdades e leis últimas que regem todo o universo", porém ligando ao mesmo tempo o natural com o que chamam de 'sobrenatural'. Há doutrinas, nomeadamente as espiritualistas, que são também chamadas esotéricas. Há também, com o fenômeno da globalização e o conhecimento mútuo entre as nações e suas culturas, a percepção da compatibilidade do esoterismo com as religiões mais famosas do Oriente; a saber, o Budismo, o Tao etc., uma vez que tem muitos pontos de afinidade conceitual e consonância na aplicabilidade.
Existem duas espécies de conhecimento: esotérico e exotérico. O termo "exotérico" (antônimo de "esotérico", apesar de ter a mesma pronúncia) se refere ao ensinamento que nas escolas da Antiguidade grega era transmitido ao público sem restrições, por se tratar de ensinamento dialético, provável e verossímil. O conhecimento exotérico ou conhecimento do mundo exterior é aquele que percebemos através dos sentidos físicos. Helena Blavatsky, que é considerada a criadora da moderna Teosofia, dizia que o termo "esotérico" refere-se o que está "dentro", em oposição ao que está "fora" e que é designado como "exotérico". Aponta o significado verdadeiro da doutrina, sua essência, em oposição ao exotérico que é a "vestimenta" da doutrina, sua "decoração". Também segundo ela, todas as religiões e filosofias concordam em sua essência, diferindo apenas na "vestimenta", pois todas foram inspiradas no que ela chamou de "Religião-Verdade"


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Percepção Extra Sensorial

Ordem secretas: Os Rosa cruzes e seus símbolos

REFLEXOLOGIA PODAL: AULA DE NOÇÕES BÁSICAS