Óleos essenciais e seus benefícios

Imagem relacionada
O óleo copaíba é um poderoso anti-inflamatório natural e também antibiótico.

O óleo de copaíba tem sabor acre e amargo. É usado internamente no tratamento da bronquite, catarros, rouquidão, inflamações das vias urinárias, varizes, alívio da dor, melhora da circulação, reumatismo, anemia, problemas no fígado decorrentes do uso rotineiro de remédios para dor (pacetamol, Tylenol), insuficiência renal, e cálculos renais. Externamente é usado como cicatrizantes no tratamento de úlceras, feridas e hemorroidas.

Mais conhecido por seu aroma doce e muitas vezes usado como verniz ou laca, os muitos usos do óleo essencial de copaíba o tornam indispensável. É conhecido pelo seu poder de cura, o que o tornou uma ótima solução natural para alívio da dor, infecção e até mesmo cuidados com a pele.

A chave é usar o óleo essencial puro, certificando-se de que você não está colocando ingredientes sintéticos em sua pele, inalando-os em seus pulmões, ou ingerindo-os. Descobrir onde Comprar Óleos Essenciais exige um pouco de esforço, mas vale a pena!

Tomar muito do óleo pode  causar danos. Certifique-se de limitar a 1-2 gotas cada dose e distribuir as doses a cada 4 horas. A maneira mais segura de consumir é em uma cápsula de gel cheia de azeite, ou você pode diluir com um pouco de óleo de coco e adoçado com um pouco de mel. Como qualquer óleo essencial que você toma oralmente, é vital que você consulte seu médico e nunca tome mais do que a dose recomendada.


ÓLEO DE EUCALÍPTO

O óleo de eucalípto é muito usado internamente em casos de reumatismo, gota, dores lombares, nas costas, bronquite, catarro, inflamações da boca, garganta, amígdalas, tosse, rouquidão, gripes e resfriados, é antisséptico e tônico, o uso regular com chá de olho de mangueira previne a crise de asma.


ÓLEO DE HORTELÃ

Internamente o óleo da hortelã é utilizado no auxílio aos problemas estomacais, prisão de ventre, má digestão, mucosidade, mau hálito, fortifica as glândulas, combate a ventosidades, cólicas, dor de cabeça, dores no ventre, doenças do fígado e rins, é excelente vermífugo quando usados durante 3 semanas seguidos. Deixa na boca uma sensação de frescor agradável, ativa o apetite e facilita a digestão, é desinfetante e estimulante da bilis, 

Usa-se também para dar sabor mentolado, sucos bolos, picolés, bombons, etc externamente é utilizado para massagens no tratamento de dores no corpo.

ÓLEO DE ANDIROBA

O óleo de andiroba tem sabor muito amargo, é auxiliar no tratamento de feridas, tumores e sarnas, é ótimo cicatrizante além de afugentar insetos e bactérias, aumenta a regeneração da pele, ação anti-inflamatória, alivio de dores no corpo.


EXTRATO DE PRÓPOLIS

é um poderoso antibiótico natural usado pelas abelhas para imunizar a colmeia, seus efeitos no homem são comparados aos antibióticos industrializados, tais como penicilina, Estreptomicina, Oxitetraciclina, Clorafenicol, etc, mas como uma inestimável vantagem sobre estes, porque não faz mal ao homem, não destrói a flora intestinal, nem afeta os rins, fígado e outras glândulas.

A própolis é muito utilizada como medicamento popular no tratamento de várias enfermidades. Sua principal função é de fortalecimento do sistema imunológico, atuando na prevenção — e, em alguns casos, na cura — de diversas doenças. Estudos comprovam as diversas propriedades biológicas e terapêuticas da própolis:
  • Cura várias infecções como: estomatite, amigdalite, gengivite e hemorróidas.
  • Fortalece a ação imunológica pela ação de linfócitos, estimula o organismo enfraquecido e reduz efeitos colaterais de anticancerígenos e radioterapia.
  • Previne e trata pneumonia crônica e bronquite infantil.
  • Trata queimaduras graves e efeitos sobre doenças dermatológicas, manchas na pele além de agir sobre o sistema capilar.
  • Trata doenças das vias respiratórias e urinárias.
  • Age como antioxidante no organismo.
  • Atua como estimulante natural das defesas orgânicas, para aqueles com fadiga e baixa imunidade.
  • Age como bactericida, cicatrizante e anti-séptico.
  • Possui diversas propriedades terapêuticas através dos flavonóides — princípio ativo da própolis.



Obs: O conteúdo deste artigo é apenas para fins informativos e não pretende ser um substituto para aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Procure sempre o conselho do seu médico ou profissional de saúde qualificado para esclarecer qualquer dúvida que possa ter sobre uma condição médica.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Percepção Extra Sensorial

Ordem secretas: Os Rosa cruzes e seus símbolos

RABDOMANCIA, RADIESTESIA OU RADIOESTESIA